Projeto de Lei propõe ao Estado processo seletivo para contratação de estagiários

Terça-feira, dia de Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa. Hoje protocolei o Projeto de Lei que torna obrigatória a realização de processo seletivo para contratação de estagiários na administração pública, direta e indireta, do Estado do Pará.

As estatísticas e estudos socioeconômicos do Brasil, entre a população economicamente ativa, que se encontra desempregada, 45% são jovens, a maioria deles sem nenhuma experiência, o que os coloca em uma situação de extrema vulnerabilidade. O estágio pode ser a chave que abrirá as portas para que o jovem ingresse no mundo do trabalho. 

É necessário, no entanto, que as oportunidades de estágio estejam acessíveis a todos os jovens de forma justa. Que as ações das instituições públicas relacionadas aos programas de estágios levem em consideração o mérito de cada um, isto é, das suas realizações individuais. Na inexistência desta condição, se abre espaço para o favoritismo e a influência como motivos de acesso aos programas de estágio.
A realização de processo seletivo para contratação de estagiários na administração pública direta e indireta do Estado do Pará, portanto, é a forma mais justa.

Comentários