Prédio que abrigou a Fumbel continua abandonado na Cidade Velha

As fotos apresentadas nesta postagem, são do prédio onde durante anos abrigou a Fundação Cultural do município de Belém – Fumbel. Justamente do órgão municipal responsável pela preservação e proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Belém. Prédio, portanto, de propriedade da prefeitura de Belém. 

A Fumbel é o órgão responsável para fazer cumprir a lei municipal nº 7.709/94, que penaliza quem não preserva o patrimônio público. Será que vão aplicar as sanções ao proprietário desse prédio?

Como deputado, apresentei Requerimento junto à Mesa Diretora para que seja encaminhado ofício ao Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e à Fumbel, solicitando informações sobre que medidas serão adotadas para garantir a restauração e preservação do imóvel.

Moradores vizinhos do antigo prédio da Fumbel, denunciam que o espaço está abandonado há cerca de dois anos, servindo de abrigo para bandidos e para o aumento da insegurança no local.  Além de todos estes problemas, o resultado deste abandono implica na destruição de um dos principais patrimônios histórico e cultural de Belém, o bairro da Cidade Velha.


Não se pode permitir que as próprias instituições públicas, responsáveis pela preservação deste patrimônio, pertencentes a todos os paraenses, sejam também acusadas pela sua destruição. A responsabilidade pela preservação, conservação, proteção e tombamento do patrimônio cultural de Belém é do município, a fiscalização, no entanto, é de responsabilidade de todo cidadão paraense. 

Portanto, na condição de deputado, considerando que a questão envolve a destruição do patrimônio histórico e cultural do Estado do Pará, não posso me furtar de fiscalizar, acompanhar e cobrar providências na resolução deste problema.

Comentários