Proposta para denominar o Mangueirinho de ginásio Guilherme Paraense

Apresentei esta semana, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei denominando o ginásio Mangueirinho, a ser inaugurado nos próximos dias pelo governo do Pará, de ginásio Guilherme Paraense.

É uma forma de homenagear o paraense que foi o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em Olimpíadas, na modalidade tiro, fato ocorrido nos Jogos de Antuérpia, em 1920.  Este feito durou 32 anos, elevando o esporte do Pará e do Brasil no mundo inteiro e até hoje é motivo de orgulho para os paraenses e brasileiros, além de inspiração para muitos atletas.

Guilherme Paraense também teve a honra de ser o primeiro porta-bandeira olímpico do Brasil. Seu nome foi escolhido por unanimidade para carregar o símbolo máximo do país. Morreu aos 83 anos de enfarto no Rio de Janeiro, em 1968, mais conhecido e reverenciado na Europa que no Brasil.


Por tudo que representou para o Pará, para o Brasil e para o mundo acreditamos que seja uma justa homenagem a este atleta de renome internacional, nascido na capital  paraense.  

Comentários