quinta-feira, 25 de junho de 2015

Marcha das Margaridas e entrega de títulos de terra em Bujaru

Participei de dois momentos importantes nesta quinta-feira, 25.06, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bujaru. Primeiro da Plenária de lançamento da Marcha das Margaridas, onde foram apresentadas as mulheres que vão participar da grande manifestação, em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto. O outro momento foi a entrega de títulos de terra para 25 famílias assentadas em comunidades do município.

O STTR de Bujaru participa da Marcha das Margaridas desde o ano de 2000. Este ano 20 mulheres fazem parte da caravana, mais uma vez com a liderança da companheira Rosa Maria, vice-presidente do Sindicato. Com o objetivo de conquistar mais direitos e oportunidades para a mulher do campo e da floresta.

A Marcha das Margaridas é considerada a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil e leva esse nome em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, que lutou contra a exploração no campo e pelos direitos dos trabalhadores, combateu o analfabetismo e defendeu a reforma agrária. Em 1983 Margarida foi assassinada por usineiros da Paraíba.

A plenária foi prestigiada pelo prefeito Lúcio Bessa(PT), homem do campo, que vem realizando um grande trabalho na área rural de Bujaru. O evento também contou com a vereadora Rosileia Guimarães, e da vice-presidente do STTR de Tailândia, Ducilene Gaspar, que representa as mulheres e os jovens da regional guajarina da Fetagri.

O programa Terra Legal, do Governo Federal, organizou o outro evento em Bujaru, quando foram entregues títulos de terra para 25 famílias de assentados na região. Destaco aqui a atuação do companheiro Felix Belém, na presidência do STTR de Bujaru. O Trabalho tem sido muito árduo, mas com ótimos resultados, pela ação conjunta com a prefeitura municipal. A zona rural de Bujaru é marcada por conquistas importantes. 



video
                       

Nenhum comentário: