Força Tarefa para combater a erosão na praia do Caripí, em Barcarena

Conforme encaminhamos na semana passada, em Barcarena, durante audiência convocada pelo Ministério Público, reunimos hoje, na Assembleia Legislativa, em Belém, uma força tarefa para debater e encontrar soluções para o problema da erosão na orla da praia do Caripí. O fenômeno tem causado prejuízos financeiros aos comerciantes locais, que reclamam da falta de turistas.

Foi uma reunião de trabalho com os comerciantes, reforçada com a presença da promotora de Justiça de Barcarena, Viviane Sobral Franco, e de representantes da Sudam, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura e Obras de Barcarena, dos deputados Wanderlan Quaresma, Soldado Tércio, Celso Sabino, Renato Ogawa, além do senador Paulo Rocha.

O senador do Partido dos Trabalhadores propôs um estudo técnico mais aprofundado da situação, em parceria com a Universidade Federal do Pará, e se comprometeu em mobilizar o maior número de deputados federais e senadores da bancada paraense, em Brasília, para abraçar a causa.

Não se trata apenas de um problema ecológico, mas, também econômico. De acordo com Associação dos Comerciantes da Praia do Caripí, cerca de 1.000 empregos diretos estão sendo prejudicados desde que a erosão se agravou. São garçons, cozinheiros, ambulantes e camaroeiros das ilhas. Cinco barracas já foram destruídas pela força da maré e outras vinte estão ameaçadas de desabamento. O pior de tudo é que os turistas, principal fonte de renda, sumiram.

Um reparo emergencial, com a colocação de tubos no entorno da orla foi feito pela prefeitura de Barcarena. Com isso, parte da extensão da praia já foi liberada. Mas, a situação é grave. Atualmente existe um projeto elaborado pela Prefeitura de Barcarena, orçado em cerca de R$ 9 milhões. O valor é alto demais para a emergência do problema.


Minha sugestão foi a criação de um 'consórcio' com uma parcela das emendas do maior número de deputados, para que o problema fosse solucionado o mais rápido possível. A sugestão foi aceita por todos os parlamentares presentes à reunião. A sugestão também será levada aos demais deputados estaduais. Vamos encontrar a solução e manter sempre vida a beleza que é a praia do Caripí, em Barcarena.


A reunião na Alepa foi tema da entrevista concedida à TV Liberal. Veja:


Comentários