Alepa instala Comissão Externa que vai fazer diagnóstico do Ensino Médio no Pará

Por proposição da bancada do PT, o meu partido, foi instalada na manhã desta quinta-feira, na Alepa, a Comissão de Estudos da Reforma do Ensino Médio no Pará, que será presidida pelo líder da bancada do PMDB no parlamento, o deputado Iran Lima, e o deputado Dirceu Ten Caten, líder do PT, como relator.

A comissão foi criada para buscar a qualidade do ensino médio no Pará. Apesar de o governador Simão Jatene propagandear que está garantindo a valorização da educação no estado, o que estamos presenciando é o inverso. A educação no estado só tem decaído.


O Pará apresenta a pior taxa de escolarização na região norte e um dos maiores índices nacionais de abandono no Ensino Médio. Os índices de desempenho apresentados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, colocam nossos estudantes entre os piores desempenhos de todos os estado brasileiros. 

Nossas escolas estão sucateadas, não oferecem condições para absorver o conteúdo do Ensino Médio. As prefeituras estão arcando com os custos da infraestrutura das escolas, para que o estudante tenha um mínimo de qualidade.

A comissão vai, portanto, realizar um amplo debate em todas as regiões do Pará para ouvir os atores envolvidos na questão (professores, alunos, prefeitos, secretários de educação dos municípios), e propor políticas públicas para melhorar a qualidade do Ensino Médio.
Conclamamos todos, vamos à luta buscar novos rumos e garantir a reforma do Ensino Médio, na perspectiva das novas gerações encontrarem uma realidade mais promissora e cidadã.

Integram a comissão, como efetivos, os deputados Dirceu Ten Caten(PT), Iran Lima(PMDB), Eliane Lima(PSDB) e Haroldo Martins(DEM).


Comentários