31 de Março: Ditadura Nunca Mais !

31 de março, dia para lembrar a ditadura militar implantada no País pelo golpe em 1964. Dia que queremos lembrar, para nunca mais acontecer.

Os 51 anos do Golpe Militar foi debatido em Audiência Pública organizada pela Comissão Estadual da Verdade, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Alepa, da qual sou o presidente.  Foi um encontro para valorizar a democracia e a política como forma de disputa e resolução de conflitos na vida social. Em um país com tantas necessidades como o Brasil, melhorar a vida do cidadão é meta permanente. A bem da democracia.

Com muita honra fui o mediador dos debates, ao lado do presidente da CEV, advogado Egydio Sales. A Audiência teve a participação de entidades de defesa dos direitos humanos que atuam no Pará, além de autoridades e o público em geral. Ao final foi redigida, lida e assinada pelos presentes a Carta ao Pará, documento no sentido de que nunca mais se permita a ruptura do regime democrático. 

                                                                            CARTA AO PARÁ

No momento em que vozes isoladas clamam pela volta da ditadura militar no Brasil, infiltradas em legítimas manifestações democráticas dos que querem o aperfeiçoamento da gestão pública em nosso país, nós entendemos necessário alertar para o perigo que isso representa à paz social. 

Não é possível ignorar que, sob a ditadura militar, a pretexto de combate à corrupção e ao comunismo, graves violações aos direitos humanos foram cometidas, incluindo mortes, torturas e o desaparecimento de pessoas, fatos que ainda não foram adequadamente apurados e punidos. 

Por isso é necessário expressar o nosso repúdio aos que, de má fé, ou ignorância, tentam manipular a opinião pública, apresentando a volta dos militares ao poder, fora das vias institucionais, como a solução para todos os males e dificuldades vividas pelos brasileiros no atual momento. 

A luta pelo restabelecimento das liberdades democráticas no Brasil foi grande, inclusive em benefício dos que querem hoje a volta da ditadura. Por isso, o momento não é de calar, mas de atenção e cuidado. 

É preciso lembrar para não repetir. 

Assembléia Legislativa do Pará, em 31 de março de 2015."




                                                                           DITADURA NUNCA MAIS!

                                                                        Veja as fotos da Audiência Pública


Comentários