quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bordalo participa do encontro de jovens agricultores em Capanema

O deputado Carlos Bordalo (PT) participou, nesta terça-feira, 29.04, na sede da Secretaria de Agricultura - Sagri, em Capanema, nordeste paraense, do ‘Encontro da Juventude da Região Bragantina’.

Na ocasião, Bordalo fez um breve panorama da atual conjuntura política no Estado e no Brasil e falou de temas como mídia, Copa do Mundo e dos avanços nas políticas sociais do governo Dilma.

“Vocês [jovens] têm um papel fundamental na construção da história de nosso estado. São vocês que fortalecerão e darão continuidade à luta sindical da região onde vivem. Por tanto, é importante que estejam antenados nos assuntos que norteiam a política no país e, também, preparados intelectualmente para o embate político”, ressaltou Bordalo.

Segundo ele, parte da mídia nacional hoje é partidarizada, ou seja, toma partido de certos políticos e procura destruir a imagem do atual governo para proveito próprio, em detrimento da população.

“O Brasil, ao longo dos séculos, sempre teve um histórico de exclusão. Sempre foi um país governado para poucos”. Mais isso tem sido modificado em apenas onze anos do governo do PT no Brasil. Porém, alguns preferem não enxergar isso, e tentam criar ‘factoides’ e desconstruir a imagem do governo, pelo emocional, a despeito da Copa do Mundo que se avizinha em nosso país”, alertou Bordalo.

“Por isso, é importante que vocês [jovens] construam círculos de discussões para debater certos assuntos em destaques na mídia e fazer suas próprias análises”, completou.

Bordalo também abordou assuntos como o programa ‘Mais Médicos’, que, segundo ele, está revolucionando a saúde pública no país e o grande potencial energético do Brasil.

Ao final do encontro, o deputado enfatizou dois projetos de lei de autoria dele, aprovados na Assembleia Legislativa do Pará, que beneficiam os jovens: sendo um, uma PEC (Projeto de Emenda à Constituição Estadual) que inclui a juventude como prioridade na formulação de políticas públicas, e outro, que trata sobre a contratação de jovens, por meio de processo simplificado, para prestar assistência técnica rural no estado.

Mobilização

Entre outros assuntos, o encontro teve, ainda, o intuito debater estratégias para a vinda dos jovens à Belém, onde participarão do ‘Grito dos Excluídos da Terra” e da ‘Marcha das Margaridas”, que acontecem todos os anos nas grandes capitais de todo o país, paralelo as comemorações do Dia do Trabalhador. 

Sessão na Alepa beneficia população de Limoeiro do Ajuru e Mocajuba

Bordalo foi autor da sessão que garantiu benefícios aos municípios
Em breve, a população de Limoeiro do Ajuru, no nordeste paraense, vai poder contar com uma agência do Banpará e uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) no município. Também irá ganhar mais uma escola de segundo grau, além de ter a estrada que liga Limoeiro do Ajuru a Baião, a BR 422, totalmente recuperada.

Os benefícios foram anunciados por representantes de órgãos públicos do Estado durante sessão especial, presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), nesta segunda-feira, 28.04, na Assembleia Legislativa do Pará – Alepa.

Além disso, os secretários de Saúde e de Segurança Pública do Estado se comprometeram em tomar medidas concretas para amenizar as questões ligadas as duas áreas na cidade.

De acordo com o deputado Bordalo, a conquista só foi possível graças a articulação de vereadores e lideranças comunitárias do município.

No próximo dia 16 de maio, as lideranças se reunirão no município para consolidar as conquistas garantidas na sessão.

Mocajuba

Ainda durante a sessão de Limoeiro de Ajuru também foram garantidos benefícios ao município de Mocajuba, no Baixo-Tocantins. As autoridades presentes garantiram um convênio entre o Banpará e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vai permitir com que pessoas com deficiências (PCD’s), da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência - APPD de Mocajuba, tenham onde receber seus benefícios. Por não ter uma unidade do Banpará na cidade, os PCD’s têm de se deslocar a uma agência do banco em Baião, município mais próximo.

Além disso, o Banpará acenou com a liberação de uma linha de crédito aos PCD’s, por meio do Cred Pará. Todos os benefícios só foram possíveis graças ao esforço da estudante de planejamento da UFPA de Mocajuba, Vanda Américo e Virgílio Neto.

Bordalo inaugura Sistema de Agricultura Familiar em Capanema

Deputado Carlos Bordalo (PT) durante inauguração do Sistema Modular de Agricultura Familiar (Simaf), na tarde desta terça-feira, 29.04, na comunidade do Braço Grande, em Capanema, nordeste paraense.














Bordalo participa do Encontro de Jovens Agricultores em Capanema

Deputado Carlos Bordalo (PT) participa do Encontro de Jovens Agricultores da Região Bragantina, nesta terça-feira, 29.04, na sede da Sagri, em Capanema, nordeste paraense. Na ocasião, Bordalo ressaltou sobre a importância da juventude no fortalecimento dos sindicatos e associações paraenses. Também traçou um panorama da atual conjuntura política no país.









Sessão na ALEPA sobre Limoeiro do Ajuru

Limoeiro de Ajuru na pauta: Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Pará trata de alternativas para o desenvolvimento do município, na manhã desta segunda-feira (28).




















domingo, 27 de abril de 2014

Bordalo presta contas das ações em Curuça

Neste sábado, 26.04, o deputado Bordalo prestou contas das ações de seu mandato e dos avanços do governo federal no município de Curuçá, nordeste paraense. Ele esteve acompanhado em plenária da vereadora Graça, do Guto da Fetagri, do secretário geral da Fetagri e ex-prefeito Fernando Cruz; além de trabalhadoras e trabalhadores rurais e lideranças comunitárias. Foi um momento importante para situar as principais ações do Governo Dilma no Pará.