Bordalo quer campus da UFPA em Mãe do Rio


Uma comitiva formada pelo deputado Carlos Bordalo (PT), por vereadores e pelo prefeito do município de Mãe do Rio, Evaldo Badel, foi recebida pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, na manhã desta terça-feira (11), no prédio-sede da reitoria, em Belém.

A audiência foi para pedir apoio do reitor para a possível construção de um campus da UFPA em Mãe do Rio. Atualmente, o município já conta 9 turmas do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores) e uma turma do curso de Pedagogia, coordenada pelo campus da universidade em Castanhal.

Durante a reunião, o prefeito de Mãe do Rio Evaldo Badel informou que, inclusive, a prefeitura já possui uma área para a instalação do futuro campus da UFPA no município, caso a solicitação seja aceita.

De acordo com o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, a decisão para instalação de um campus da UFPA no município compete ao governo federal. “Apesar disso, coloco-me à disposição para fazer o possível para que o município seja beneficiado com um polo da universidade. "Inclusive já está em fase de estudos, pelo governo federal, a implantação de dois campus da UFPA: um em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém; e outro em Salinas, devido ao seu potencial petrolífero", informou Maneschy. 

A vice-prefeita de Mãe do Rio, Isabel Rainha, expôs a necessidade de um polo da UFPA no município. Segundo ela, os alunos concluem o ensino médio e depois ficam 'parados', sem falar na dificuldade de muitos em vir estudar para Belém”, argumentou.


Bordalo sinalizou o encontro como positivo e disse que, ainda este ano, pedirá apoio da bancada federal do PT, em Brasília, no sentido de sensibilizar o governo federal para a necessidade da expansão da educação universitária em Mãe do Rio, uma vez que o município tem localização estratégica, podendo beneficiar municípios vizinhos, como Concórdia do Pará e Tomé-Açu, por exemplo. Também concentrará esforços na garantia de emendas parlamentares voltadas para educação do município, além de enviar moção ao Ministério da Educação solicitando estudos para implantação de um campus da UFPA, com cursos voltados para a necessidade econômica local.


Participaram ainda do encontro o professor Adriano Silva, coordenador do campus da UFPA, em Castanhal; o professor José Diomedes Batista, do Instituto de Veterinária, também de Castanhal; e o presidente da Câmara de Mãe do Rio, Lucídio Resende.


Comentários