Saiba quais documentos levar para votar


Os brasileiros vão as urnas em todo o País neste domingo (5) e algumas normas devem ser obedecidas. Mesmo quem está sem o título de eleitor pode votar. Para tanto, basta levar um documento oficial com foto na hora da eleição. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais. Certidões como de casamento ou de nascimento não são aceitas.
Mesmo que você vá levar o seu título, também precisará apresentar o documento com foto. No título, é possível consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde o eleitor irá votar. 
Os dados de seu título também podem ser acessados no site do Tribunal Superior Eleitoral, clicando no canto superior esquerdo na opção "eleitor", depois em "serviços" e após em "título e local de votação".  
Para fazer a consulta é necessário o nome do eleitor, data de nascimento e nome da mãe. Entre as informações fornecidas estão o número de inscrição do documento, zona, seção e endereço do local de votação.
O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno em 26 de outubro de 2014. O pleito vai eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores estaduais, deputados estaduaism, o governador e vice-governador do Distrito Federal e os deputados distritais do DF.
O QUE LEVAR PARA VOTAR:
- Título de eleitor: É importante porque é possível consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde o eleitor irá votar. Mas não é obrigatório.
- Documento oficial com foto: É obrigatório. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais.
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA:
Caso não esteja na cidade onde vota, o cidadão deve justificar a ausência em qualquer seção eleitoral neste domingo ou no Tribunal Eleitoral mais próximo, em até 60 dias.
(DOL, com informações do TSE)

Comentários