Bordalo pede abertura de CPI para investigar possível tráfico de influência no Governo Jatene


O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) deu entrada num requerimento na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará - Alepa, na manhã desta terça-feira (23.09), pedindo abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de investigar possível tráfico de influência na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para arrecadação de valores para fins desconhecidos.

O tráfico de influência se constitui numa prática ilegal de alguém que se aproveita de um cargo público ou posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade para obter benefícios em troca de favores ou pagamento.

Escândalo

No último dia 21 de setembro, o jornal Diário do Pará revelou, em matéria de capa, o diálogo escandaloso envolvendo a filha do governador Simão Jatene (PSDB), Izabela Jatene, e o subsecretário da Sefa, Nilo Noronha. Na conversa feita por telefone e autorizada pela justiça, Izabela pede a Nilo a lista das 300 maiores empresas do estado, no intuito de “recolher esse dinheirinho deles”.

De acordo com Bordalo, se comprovada, a prática incorre em pelo menos quatro crimes: tráfico de influência, quebra de sigilo fiscal, concussão e corrupção passiva.

“Os tucanos estão inventando uma nova modalidade de arrecadação no estado; além de serem um partido do arrocho salarial, dos cortes em programas sociais, agora apelam para prática da ‘coleta’ de recursos não contabilizados para fins não esclarecidos”, disparou Bordalo.

CPI

Caso seja instalada, a CPI será composta por 5 membros e terá um prazo de 60 dias para as investigações, prorrogáveis por mais 30 dias.

Até agora, o documento já recebeu assinatura dos sete parlamentares que fazem parte da bancada do PT na Alepa (Airton Faleiro, Bernadete Ten Caten, Ganzer, Zé Maria, Edilson Moura, Milton Zimmer e Bordalo), além dos deputados Edmilson Rodrigues, do Psol, Nélio Aguiar, do Dem, Chico da Pesca, do Pros, e Chicão,  do PMDB. 

Ouça entrevista de Bordalo à Rádio Clube sobre a CPI 



Abaixo, lista dos deputados que já assinaram o requerimento pedindo a instalação da CPI:

1- Airton Faleiro (PT)
2- Bernadete Ten Caten (PT)
3- Ganzer, 
4- Zé Maria (PT)
5- Edilson Moura (PT)
6- Milton Zimmer (PT)
7- Bordalo (PT)
8- Edmilson Rodrigues (Psol)
9- Nélio Aguiar (Dem)
10- Chico da Pesca (Pros)
11- Chicão (PMDB)

Requerimento que pede a instalação da CPI:





Comentários