Icoaraci se mobiliza para plebiscito em 2015

Bordalo: Município tem o 5º PIB do Pará
A partir da aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei complementar 397/’4, com regras mais rígidas para criação de novos municípios no país, foi retomada ontem à noite, em audiência pública no Sest/Senat, a mobilização de lideranças políticas, empresariais e comunitárias pela emancipação do Distrito de Icoaraci à condição de município.

O deputado Carlos Bordalo, vice-líder do PT na Alepa, participou da audiência e destacou que o projeto sobre o assunto, que já tramita na Câmara, será atualizado para ser apreciado, em breve, pelos parlamentares. Caso seja aprovado, no ano que vem será realizado um plebiscito sobre a transformação de Icoaraci em município paraense. 

“Icoaraci possui 400 mil habitantes e nasceria como 4º município em números de habitantes e com o 5º PIB do Pará, assinalou Bordalo. A luta pela emancipação de Icoaraci já dura 25 anos e tem no movimento Pró-Emancipação de Icoaraci seu principal articulador.

O presidente do movimento, Antônio Jose Viana, e os membros Roberto Macedo, administrador Luiz Furtado, e o comerciante Francisco Castro, participaram da audiência pública. Eles argumentaram que Icoaraci possui parque industrial, artesanato, serviços variados para o comércio ganhar autonomia político-administrativa.



Fonte: Jornal O Liberal

Comentários