A Paróquia de São Sebastião na Sacramenta foi fundada em 1953 e completará amanhã 60 anos.


A Ordem dos Padres da Santa Cruz foram os missionários que por mais tempo estiveram coordenando as atividades pastorais, desenvolvendo principalmente atividades de cunho popular, visto que o bairro da Sacramenta onde se situa foi durante muito tempo uma área rural da cidade de Belém, com vacaria e casas bem no estilo bem  interiorano, simples, e desprovidas de saneamento básico, pois áreas alagadas eram comuns no entorno do bairro e da paróquia.

Por essas razões, os Padres Cruzios buscaram alternativas viáveis para que a comunidade pastoral pudesse garantir do poder público melhorias, já que a população do bairro crescia muito e não se desenvolviam as infraestruturas adequadas na mesma proporção. Também havia o problema de que as áreas onde as casas estavam situadas pertenciam a particulares como por exemplo a Família Ferro Costa e algumas áreas da Aeronáutica. A luta pelo direito de morar começava!

Era um período difícil, no auge da Ditadura Militar, mas mesmo assim o apoio dado pelos Padres foi fundamental para que esta lutas fossem vitoriosas. Cito, os padres João Antonio, Guilherme, Tiago, João Maria e outros que com muita fé e coragem ajudaram o povo do bairro nestas conquistas.

Por estas e por outras razões não mencionadas aqui desejo parabéns à IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO pelos seus 60 anos e ao mesmo tempo agradecer por tudo que ela representa à vida do povo da Sacramenta, da Pedreira, do Barreiro e das Malvinas!

Comentários