Projeto de lei quer tornar o dia 7 de janeiro em feriado estadual da Cabanagem

Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT), no último dia 06.08, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), pretende tornar o dia 7 de janeiro em Feriado Estadual em homenagem à Cabanagem. A data é em alusão ao Dia do Ribeirinho. Neste dia, há 178 anos, a Praça da Independência, atual Pedro II, amanhecia tomada pelo povo em armas, ocupada por guerrilheiros cabanos.
 
“Hoje em dia existe data onde se comemora tudo, e não é justo que o Pará vire refém de sua própria história, pois o movimento da Cabanagem, ocorrido no período de 1835 a 1840, é referência nacional e internacional no que diz respeito à tomada do poder por ribeirinhos, negros e índios, e até hoje é objeto de pesquisa de muitos estudiosos em diversas áreas”, defende Bordalo. 

Além disso, o parlamentar afirma que esta data passa despercebida pela maioria dos paraenses. “É inadmissível que até hoje esta data não faça parte do calendário estadual”, complementou o deputado, acrescentando que “é importante que a juventude paraense conheça a história da Cabanagem como espírito de luta”. 

De acordo como deputado, a data é também uma contribuição aos preparatórios dos 400 anos de Belém, que serão completados em 2016, e uma justa homenagem aos companheiros que lutaram por um ideal de liberdade e democracia.

Atualmente o Pará possui apenas um feriado estadual, o dia 15 de agosto: Adesão do Pará à independência do Brasil.

Comentários