Programação cultural para quem fica em Belém neste mês de julho


Pra quem fica em Belém neste mês de férias, um bom programa são as exposições, shows e mostras de cinema que acontecem na cidade até agosto. Separei algumas delas para os leitores do blog. Confiram!
 
Exposição “Catarse”, que mostra o olhar de jovens sobre o Lixão do Aurá. Uma ótima reflexão para sabermos o que pensam os meninos e meninas deste local.  

A rotina no Lixão do Aurá, localizado na Região Metropolitana de Belém, estará retratada na exposição “Catarse”, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia até 15 de agosto. A mostra, que tem curadoria do fotógrafo Everaldo Nascimento, é fruto do curso de Agente de Comunicação e Mobilização Social, realizado pela Central de Tratamento de Resíduos Guajará (CTR), atual concessionária do Lixão.
 
O objetivo do projeto é resgatar sonhos dos catadores adolescentes e construir alternativas de geração de emprego e renda. Cerca de 20 jovens participaram do curso e apresentam o resultado no hall das escadas rolantes do Hangar.


Os participantes não limitaram suas atividades fotográficas ao tempo da oficina. A fotografia foi vista como uma ferramenta de libertação, já que, ao final do curso, eles conseguiram equipamentos para continuar exercitando a sensibilidade do olhar.


Serviço:

Exposição “Catarse” no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia

Visitação de 9 de julho até 15 de agosto
Hora: 9h às 19h
Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia
End.: Avenida Doutor Freitas, s/n – Marco
Contatos:  (91) 3344-0127 / 8134-7740
Entrada franca.

Todas as quartas no ‘Cuíra’ apresentações de espetáculos teatrais


O Teatro Cuíra apresenta nas quartas-feiras de julho, às 19h, espetáculos teatrais, sempre com entrada franca. No hall de entrada, antes do início das peças, tem ainda apresentações do Coletivo Animadores de Caixas com cinco mini-espetáculos, do “lambe-lambe” da Usina de Animação com “Mater Dolores – Desvãos da memória”, que inicia às 18h. A programação integra o Festival Cultura de Verão 2013.


Na próxima quarta-feira, 17, às 19h, será apresentado o espetáculo circense “Ciao!Buonanotte,Finito”, da Cia. de Investigação Cênica, contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo de 2012.


 O espetáculo encena a história fragmentada de um encontro entre o palhaço Black e a bailarina Fassibinder. Na cena, o clima é mágico, com trapézios, bolas, projeções de imagens e outros elementos que vão enfatizar a ilusão e a emoção circense.

   
Já no dia 24, também às 19h, a Cia. Madalenas de Teatro apresenta a peça “Ritos”, que mostra a magia e os encantos da cultura ameríndia se entrecruzam com feitiços do judaísmo, do catolicismo e do candomblé, onde corpo, objetos, luz e som unificam uma experiência poética que entrelaça passado e presente.


A luz de Patrícia Gondim dá o tom azulado e arenoso do terreiro, que traz, ao mesmo tempo, a sensação de realidade e de ilusão. O toque, ao vivo, do tambor anuncia o despertar dos ancestrais, mas o ruído metálico e oscilante convida a entrar também em estado de suspensão. A trilha sonora é assinada por Marcello Gabbay e Ignácio Baca-Lobera, compositores das seis músicas apresentadas em cena.
 
Serviço Espetáculos “Ciao!Buonanotte, Finito” e “Ritos”

Datas: 17 e 24 de julho – quartas
Hora: 19h      
Local: Teatro Cuíra
End.: Trav. Riachuelo, 524
Contato: (91) 9119-9367/3246-4830
Entrada franca


Exibição de cinco filmes da Mostra Greta Garbo



O Cine Olympia exibe de 12 a 18 de julho (exceto dias 15 e 16), cinco filmes que fazem parte da Mostra Greta Garbo, considerada uma das atrizes míticas da história do cinema. As sessões começam às 18h30, com entrada franca. As produções são inadequadas para menores de 12 anos. 


 Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafson, (Estocolmo, Reino da Suécia e Noruega, 18 de Setembro de 1905 — Nova Iorque, 15 de Abril de 1990) foi uma grande atriz sueca. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte.


Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada, e só concedeu quatorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e muito se especulou sobre a atriz. Uma das citações mais memoráveis sobre ela é a de que "Greta é como a Mona Lisa - uma das grandes coisas da vida. E tão distante quanto”.

Confira a programação completa:

Dia 12
- Rainha Cristina (1933) de Roubem Mamouliam 
Dia 13 - Grande Hotel (1932) de Edmund Goulding  Dia 14 - Ana Karenina (1937) de Clarence Brown  Dia 17 - A Dama das Camélias (1936) de George Cukor  Dia 18 - Ninotchka  (1941) de Ernst Lubitsch 

Serviço: Exibição de filmes da Mostra Greta Garbo

Data: 12 a 18 de julho - (exceto dias 15 e 16)
Hora: 18h30    
Local: Cine Olympia
End.: Av. Presidente Vargas, 917
Contatos: (91) 3230-5380
Entrada franca.


Exposição retrata história dos soldados da borracha



O Espaço Cultural Banco da Amazônia expõe até o dia 31 deste mês, a mostra “Memória do Soldado da Borracha”, assinada pelo artista plástico Paulo Sampaio e contemplada pelo Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2013. A exposição retrata as experiências de Sampaio, um ex-soldado da borracha, que trouxe para suas obras a história e a vida desses homens que percorreram a Amazônia entre os anos de 1943 e 1945, para extrair o produto.


Composta por pinturas e objetos que representam a vivência na mata, as obras contêm formas, cores e dimensões estéticas concebidas a partir da memória e das percepções do artista, que mostra os mais variados aspectos da floresta e evidencia a época do segundo ciclo da borracha.

A exposição é parte da programação comemorativa ao aniversário do Banco da Amazônia, que completou 71 anos na última terça-feira, 9. A instituição financeira tem dois grandes programas voltados ao incremento da área cultural, os editais públicos voltados ao uso do espaço cultural da instituição e o de patrocínio. A mostra poderá ser visitada nos horários de 10h às 17h.

Serviço:  Exposição “Memória do Soldado da Borracha” de Paulo Sampaio

Visitação: até 31 de julho – segunda a sexta
Hora: 10h às 17h
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia
End.: Avenida Presidente Vargas, 800 – Campina
Informações: (91) 4008-3334
Entrada franca.



Show "Tributo a Roberto Ribeiro", de Luiz Leite


14 julho, domingo, no Sesc Boulevard

Boul. Castilho França, 522/523    
19h-Grátis                          
(91) 3224.5305/

3224.5654










Fonte: site Guiart

Comentários