Deputado Bordalo agiliza implantação de Comarca em Ipixuna do Pará



Uma comissão de vereadores do município de Ipixuna do Pará, acompanhada do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), esteve reunida nesta terça-feira, 02.07, com os desembargadores Cláudio Montalvão e Ronaldo Valle, vice-presidente e corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), respectivamente. 
 
O encontro foi na sede do TJE-PA, em Belém, e teve como objetivo pedir agilidade na implantação de uma Comarca para o município de Ipixuna do Pará, sudeste paraense. 

Desde 2007 um requerimento foi enviado ao órgão com as justificativas da necessidade de implantação de uma Comarca no município, mas até então os vereadores ainda não tinham obtido resposta.

De acordo com a vereadora Auta (PT), nos últimos cinco anos o munícipio cresceu 100% em sua população , o que justificaria a instalação de uma representação do judiciário na Região. 

Por mês, o município recebe uma demanda de cerca de 1.300 processos judiciais. “Além disso, temos municípios próximos à Ipixuna (do Pará), como Aurora do Pará e Mãe do Rio com população menor que a nossa, mas que já possui uma Comarca. Não dá pra entender”, questionou a vereadora.

O corregedor da Região Metropolitana de Belém, desembargador Ronaldo Valle, sinalizou como positiva a vinda da comissão de vereadores ao TJE e disse que vai pedir urgência para que o tramite possa seguir à secretaria de planejamento do tribunal. “Fiquem despreocupados. Tão logo o pleno do tribunal aprove o parecer em agosto, logo será encaminhado à Alepa para as medidas cabíveis”, garantiu o corregedor aos vereadores presentes.

“Da minha parte farei o possível para que em tão breve Ipixuna do Pará ganhe uma Comarca que atenda as necessidades locais, o que será um alívio para os seus milhares de habitantes”, ressaltou o deputado estadual Carlos Bordalo.

O prefeito de Ipixuna do Pará, Salvador Chamon, disse que já existe um local para que a Comarca seja instalada, assim como deu todas as garantias necessárias para que o órgão possa funcionar o mais rápido possível.

Participaram ainda da reunião os vereadores Janderson e Gato.






Comentários