Sistema Integrado Modular da Agricultura Familiar em Ipixuna do Pará

Ontem, domingo, 09 de junho, estive em Ipixuna do Pará Inaugurando o SIMAF, Sistema Integrado Modular da Agricultura Familiar. Emenda Parlamentar de minha autoria para melhorar a qualidade de vida da comunidade Novo Horizonte de Ipixuna do Pará.

O SIMAF que tem por finalidade capacitar e formar mão-de-obra qualificada; orientar o homem do campo a utilizar de maneira racional e sustentável os recursos naturais da propriedade; obter diversificação de produtos; garantir a segurança alimentar da sua família e venda do excedente gerando aumento da renda e melhor qualidade de vida no campo.


O SIMAF opera na implantação de sistema integrado de criação de frango caipira, consorciado com produtos hortifrutigranjeiros, produção de plantas medicinais e piscicultura utilizando práticas agroecológicas nas comunidades rurais beneficiadas pelo projeto.

Representando o Governo do Estado estava o Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo a Produção, Sidnei Rosa; O Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, Paulo Cunha; O Prefeito de Ipixuna do Pará, Salvador Chamon; A Deputada Estadual Simone Morgado; O Deputado Estadual Pio X.  O Secretário de Agricultura de Ipixuna do Pará, Nonato Guimarães, Entre outras autoridades municipais. 


O SIMAF visa capacitar e formar mão-de-obra qualificada em práticas de produção de hortifrutigranjeiros, piscicultura, plantas medicinais e agroecologia nas comunidades em questão; implantar infraestrutura adequada para sistema integrado entre a horticultura, fruticultura, plantas medicinais, avicultura e piscicultura; reduzir custos operacionais da horticultura, fruticultura, piscicultura, plantas medicinais e avicultura em sistema agroecológico durante a execução do projeto; prestar assistência técnica aos produtores e recuperar o passivo ambiental das comunidades envolvidas.
Modelo de SIMAF
















Comentários