domingo, 30 de setembro de 2012

Pesquisas que erraram feio em eleições no Pará. E a agenda intensa nos últimos dias antes da eleição

Dias de agenda bem intensa, agora que estou liberado para fazer campanha. Hoje a noite estarei no comício da Dra. Graça do PT em Nova Ipixuna, município que percebe a aproximação da mudança .

Hoje pela manhã, participei da concentração de multiplicadores da campanha Ivanize vereadora, nº 13.130 na frente do Teatro da Paz, em Belém. Uma campanha organizada, bonita e vitoriosa! Também hoje pela manhã conversei com o favoritismo Salvador Chamon, do PT, que é o próximo prefeito de Ipixuna doPará.

Ontem, participei da plenária em Belém com o Ministro Alexandre Padilha, que assegura apoio para Alfredo (PT) resolver a crise da saúde na nossa capital. Da plenária, parti para o Acará, local em Dilvanda Faro (PT) recepcionou Ministro Padilha e fechou compromissos para resolver a crise da saúde no Acará. Em seguida fui a  Nova Timboteua e fiz reunião e participei de  comício do Luiz Bagaceira(PTB) com Adeilson(PT) vice, comício que indicou o favoritismo de Bagaceira e Adeilson. 

Aliás, uma informação: a candidatura tucana de Manoel Nogueira foi impugnada em segunda instancia. Atenção, população de Nova Timboteua: votou no Manoel Nogueira, perdeu o voto!

Outro grande, animado e imenso comício que participei ontem foi em Irituia.com o Jeferson Lima(PR) mais Totó(PT) vice, chapa favorita.

Deixo com vocês artigo sobre pesquisas, texto publicado pelo jornalista Carlos Mendes em seu facebook hoje;

Em meu twitter, já questionava sobre a manipulação das pesquisas:


  • Que fatores tão extraordinários explicam a redução de 22 pontos em 1 semana entre 2 candidatos nas eleições em Belem?

  • Sou a favor da proibição de publicação de pesquisas eleitorais. Isto virou um grande negocio e interfere no jogo democrático.
  •  A realidade não pode ser moldada conforme a vontade e a conveniência de alguns: pesquisas publicadas abusam da imaginação!

Em Concórdia, com o companheiro Elias Santiago.





Em Belém, na plenária com o ministro Padilha.

Em São Miguel do Guamá.

Em São Miguel, com o vereador Edu Peixoto. Fotos: Mauro Ribeiro.

PESQUISAS QUE ERRARAM FEIO EM ELEIÇÕES NO PARÁ 


1990: o Ibope dizia que o futuro governador seria Xerfan. Ganhou Jader;

1994: o Ibope dizia que Jarbas Passarinho seria o governador e Almir, que era o terceiro na pesquisa, ganhou.

1996: o Ibope dizia que Ramiro Bentes seria o prefeito de Belém. Ganhou o Edmilson que era o quarto na pesquisa.



1998: o Ibope dizia que o Hélio Gueiros podia comprar o terno da posse para o Senado. Ganhou Luis Otávio que um tracinho nas pesquisas.

2002: o Ibope dizia que Ademir Andrade iria para o segundo turno. Não foi e quase a Maria do Carmo, que estava em quarto, se tornava inquilina do Palácio dos Despachos.

2006: o Ibope dizia que Almir Gabriel seria governador de forma consagrada eleito no primeiro turno e quem venceu foi Ana Júlia.

2008: pelo Ibope, Valéria seria a nova prefeita de Belém. Perdeu feio e terminou em quarto lugar.”





ESTATÍSTICO FALA SOBRE MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS E ALERTA OS INSTITUTOS

Em entrevista ao jornal "O Dia", o estatístico Paulo Jales, presidente do Conselho de Estatísticos (Core) da 7ª Região, que envolve os estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins, foi entrevistado e falou sobre o assunto. Segundo ele, a principal dificuldade para se identificar que houve fraude é quando o instituto realiza mais entrevistas do que foi informado no registro da pesquisa e se faz uma seleção para alcançar o resultado pretendido.

Os demais são eliminados. "Essa técnica é infalível, é a pior de todas que eu acho porque você fabrica um resultado sem deixar vestígios. Estão lá todos os questionários da pesquisa, não tem o que contestar", explica Paulo Jales. Ele destaca ainda que é quase impossível um fiscal identificar porque os questionários que subsidiaram a pesquisa estarão lá disponíveis.

Outra bastante utilizada, segundo Paulo , é quando se monta um questionário que leva ao resultado desejado. "A sequência das perguntas leva ao resultado que favorece determinado candidato. Você montou um questionário e dirigiu uma pesquisa. Eu acho impossível se fiscalizar essa", afirma. Jales lembra ainda da manipulação das pesquisas por meio da mudança dos percentuais dos candidatos dentro da margem de erro.

"Se a margem de erro da pesquisa é 3%, o instituto tira três pontos desse candidato e coloca para o outro. Se um candidato teve 40% na pesquisa com margem de erro de 3%, e o candidato do contratante teve 30%. Então você baixa o do adversário para 37% e sobe o do contratante para 33%", pontua, ressaltando que essa é uma técnica que se faz a pedido do contratante. Paulo Jales afirma que geralmente os institutos alegam que o motivo para os diferentes resultados apresentados é a metodologia empregada por cada instituição.

DEVE TOMAR PROVIDÊNCIAS
Entretanto, ele contesta e dispara. "Isso vai muito mais de despreparo. Os institutos que têm por aí, que nascem e morrem de pesquisas eleitorais, a maioria não têm preparo. Há pessoas que conhecem a técnica e se aventuram a fazer pesquisas. É muito mais pelo despreparo do que pela metodologia. Está faltando regulamentação e mais fiscalização", criticou. Paulo Jales veio ao 180graus e acrescentou: "Eu espero que os institutos estejam preparados para quando passar a eleição. É que nós já estamos juntando um grande número de resultados de pesquisas, no Piauí, no Ceará e no Ceará, no Maranhão e no Tocantins, para divulgar um grande comparativo após as eleições. Isso vai desmascarar muita gente, vamos ver quem é quem". 

Em entrevista ao 180graus, Paulo Jales fala sobre manipulação de pesquisas

MULTAS DA JUSTIÇA SÃO ALTÍSSIMAS 
O gerente do BrVox Márcio Lima, por exemplo, disse que tem tomado todas as providências necessárias no que diz respeito a divulgação de pesquisas eleitorais. "Nós precisamos ter uma postura de comprometimento com o eleitor. Os números de uma pesquisa eleitoral funcionam como um termômetro da eleição. Uma pesquisa aponta se a maioria das pessoas quer esse ou aquele candidato. Isso mexe com algo que é decisivo para a população: a escolha da pessoa que vai comandar a sua cidade nos próximos quatro anos. É por isso que levamos a sério. Registramos nossas pesquisas, fazemos consulta com nossos advogados junto à Justiça Eleitoral. Enfim, seguir as regras do processo eleitoral corretamente", disse Márcio Lima.

De acordo com o artigo 20 da resolução 23.364 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições 2012, a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor R$53.205,00 a R$ 106.410,00. Serão responsabilizados penalmente os representantes legais da empresa ou entidade de pesquisa do órgão veiculador.

sábado, 29 de setembro de 2012

Aliados de Dilma podem vencer em 65% das principais cidades, diz levantamento do PT. PT pede forças federais para Santarém

  • Minha agenda é intensa hoje: às 11 horas, participo de plenária em Belém. Às 17 h estarei em Santa Maria do Pará e de lá sigo para São Miguel do Guamá. Às 20h,  Irituia e às 22 Timboteua. Ufa! 
  •  Ontem, participei de comício gigantesco em Concórdia do Pará, comício que confirma o favoritismo de Elias Santiago do PT! 
  •  Elias(PT) vai dar atenção especial à saúde e à juventude no novo governo em Concórdia do Pará.
  •  E as pesquisas, o produto mais leiloado nestes dias nas eleições de Belém devem estar assando à espera da maior oferta!

  • O clima tenso nas eleições em municípios, pressionam ainda mais o Sistema de Segurança Pública no Pará! Em Santarém, por exemplo, a coligação liderada pelo PT entrou no TRE e requisitou forças federais para as eleições. Argumenta o PT que tanto a PM como a Polícia Civil estão a serviço do candidato tucano, Von. Leia mais aqui.
  •  Mesmo com toda a sorte de baixarias, os partidos aliados da nossa presidenta Dilma devem ganhar as eleições municipais em 2/3 das cidades com mais de 150 mil brasileiros. Vitória à vista em 65% das principais cidades. Leia o artigo a seguir, do Correio do Brasil.
  •  Vamos lá, 13!

Partidos aliados ao governo da presidenta Dilma Rousseff caminham para vencer as eleições municipais deste ano em cerca de dois terços das cidades com mais de 150 mil eleitores, segundo levantamento feito pelo PT e obtido pela agência Rede Brasil Atual. Os números têm por base balanços atualizados de pesquisas públicas e internas.
Ao todo, há 119 municípios nessa faixa, mas em 21 deles não havia pesquisas recentes até o fechamento do relatório. Os candidatos de legendas aliadas ao Planalto despontam em primeiro lugar em 65% das demais 98 cidades – sendo 20 do PT, 15 do PMDB, 13 do PSB, 7 do PDT e 3 do PP, entre outros.
O PT também aparece bem posicionado em 15 das 83 cidades em que pode haver segundo turno (mais de 200 mil eleitores), incluindo oito capitais: Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Porto Velho, Cuiabá, Rio Branco, São Paulo e Goiânia.
Nesse recorte, a disputa mais embolada ocorre em Porto Velho (RO). Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (26) mostra Lindomar Garçon (PV) liderando com 29% das intenções de voto. Como a margem de erro é de 4 pontos percentuais, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar: Mário Português (PPS) com 17%, Mauro Nazif (PSB) com 16%, Mariana Carvalho (PSDB) com 15% e Fatima Cleide (PT) com 12%.
Em Salvador (BA), segundo Ibope de ontem (27), a situação está mais bem definida: o petista Nelson Pelegrino tem 34%, seguido por ACM Neto (DEM), com 31%.
Na capital da Paraíba, João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) aparece em primeiro lugar com 29%, de acordo com Ibope do dia 21. Lutam pelo segundo posto Cícero Lucena (PSDB), com 20%; José Maranhão (PMDB), com 18%; e Estela Bezerra (PSB) com 14%.
Em Fortaleza (CE), há equilíbrio entre três candidatos, mas Elmano Freitas (PT) sobe nas intenções de voto e, segundo o Datafolha divulgado ontem (27), já está com 24%, ultrapassando Moroni Torgan (DEM), que tem 18% ficou atrás também de Roberto Claudio (PSB), com 19%.
Em Cuiabá (MT), as pesquisas mostram Mauro Mendes (PSB) liderando com 38%, tecnicamente empatado com Lúdio Cabral (PT) com 36%. Em Goiânia (GO), o candidato do PT, Paulo Garcia, tem 38% e é seguido de muito longe por Jovair Arantes (PTB), com 11,5%. Na soma de votos válidos, Garcia pode vencer no primeiro turno.
Na capital do Acre, Rio Branco, Marcos Alexandre (PT) lidera com 43%, à frente de Tião Bocalom (PSDB), que está com 39%. O movimento é de queda do tucano e de ascensão do petista.
Na capital de São Paulo, as pesquisas mostram Fernando Haddad (PT) brigando pelo segundo lugar com José Serra (PSDB), na casa dos 18%, enquanto Celso Russomano (PRB) lidera com índices que vão de 34% a 30%.
Além dessas oito capitais, os petistas também acreditam que podem virar o jogo em Belo Horizonte. O quadro atual, porém, mostra Márcio Lacerda (PSB) à frente de Patrus Ananias (PT) e em condições de vencer no primeiro turno, já que lá a disputa ficou polarizada entre os dois candidatos.
Disputas locais
Embora as pesquisas apontem o fortalecimento dos partidos que dão sustentação parlamentar ao governo Dilma, criando condições favoráveis para o projeto de reeleição em 2014, no plano local essas legendas muitas vezes atuam em campos opostos e travam disputas encarniçadas, tanto na política como nas concepções ideológicas e programáticas. É o que acontece hoje em municípios como Londrina (PR), Caxias do Sul (RS), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Santo André (SP), Cuiabá (MT), Recife (PE) e Fortaleza (CE), entre muitos outros.
O cenário embaralha a lógica tradicional da política e confunde a cabeça do eleitor. Em São Paulo, por exemplo, a campanha petista detectou que muitos eleitores potenciais do PT teriam migrado para Celso Russomanno, cujo partido, o PRB, está na base de apoio do governo federal.
Para a cientista política Maria Victoria Benevides, sem uma reforma política essas situações muitas vezes desconfortantes vão continuar. “Alianças muitas vezes espúrias, que não se dão em torno de propostas comuns ou ideologias, mas que são meras alianças eleitorais, muitas vezes exigem um preço elevado, exigem concessões”, disse. “Precisamos de uma reforma que exigisse mais autenticidade nas alianças, em torno de propostas políticas, ideológicas e programáticas”, disse a professora, que acrescentou: “Não sou contra alianças, mas contra a confusão que o atual sistema gera na cabeça do eleitor, e que faz ele acreditar que só existe política para politicagem, e não como um meio de organizar a sociedade”.
Maria Victoria Benevides defende uma reforma que faça valer de fato a fidelidade partidária, financiamento público de campanha, que mexa na questão do tempo de TV da propaganda eleitoral. “Grandes acordos são feitos para maximizar o tempo na TV”, constatou.
Embora afirme que todo o nosso sistema político “deva passar por uma revisão séria”, ela não crê que tal reforma passe no Congresso Nacional. Teria de ser feita com “amplo apoio popular e mobilização da sociedade civil”, disse. “Se depender só do Congresso, não acredito que saia. Já ouvi de políticos que aprovar uma reforma poderia ser um ‘suicídio político’”.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Plenária com Alfredo e Padilha é neste sábado 29 pela manhã no bar Botequim. Vamos lá, militância que o PT é bom de chegada!

Como adiantei em meu twitter, plenária de sábado c/ Ministro Padilha deve dar impulso ainda maior à campanha de Alfredo na reta final. PT bom de chegada! 

A plenária de Alfredo e Padilha  será neste sábado, às 10 horas, no Bar Botequim, na Gentil, em frente ao residencial Santa Maria de Belém.

Números recentes da disputa em Belém indicam crescimento na reta final de Alfredo e Anivaldo.  A volatilidade nas opções pelo 2º lugar desenha cenário de imprevisibilidade para 7 de outubro em Belém .

E o tempo fecha nos arraiais tucanos. Vai se desmanchando a cada dia a aliança amplíssima que elegeu Simão Jatene. Eleições deixando feridas difíceis de cura!

Já para o PT, o tempo vai bem. No Moju, Nazareno (PT) ultrapassa adversário e já lidera pesquisas.

O Vale do Acará deve se transformar em território sob comando petista no Pará. Bujaru, Concórdia, Acará (PT) e mais a vice em Tomé-açu.

 Em Bragança, Padre Nelson abre 20 pontos de vantagem na frente do candidato do PSDB.

E em Fortaleza, Elmano do PT lidera já lidera a corrida para a Prefeitura da 2ª mais importante cidade nordestina! 

Em Salvador, Pelegrino (PT) também já lidera a corrida.

Sem contar que Haddad já ultrapassou Serra em São Paulo e apenas o Instituto DataFolha insiste em manter Serra na frente, aumentando o descrédito para o DataFolha.

Afirmo: o PT é bom de chegada e vamos lá, militância!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dilma com 77% de aprovação do povo e PT só sobe. PIG e oposição atordoados. Jatene vaiado e corrido de Rondon

  • Como tuitei ontem"mensalão"rolando e aprovação de Dilma subindo com 77% da população confiando na nossa presidenta. PT  crescendo nas eleições e deixando PIG e oposição sem propósito atordoados.
  •  Em Fortaleza, Elmano (PT) passa na frente de todo mundo e em SP Haddad já botou Serra pra escanteio. É o PT da virada, bom de chegada.
  •  A notícia sobre a subida de Dilma:

Aprovação do governo Dilma sobe para 62% e bate novo recorde


A aprovação dos brasileiros ao governo Dilma Rousseff aumentou novamente e atingiu 62%. É o melhor índice registrado desde o início de sua gestão, em janeiro de 2011. 

A avaliação pessoal da presidente também se mantém positiva, com 77% da população dizendo confiar nela. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) e integram a nova pesquisa feita pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

No levantamento anterior, de junho, 59% dos brasileiros avaliavam o governo como bom ou ótimo. Para esta pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apenas 7% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo — o índice da última pesquisa era 8%. 

Quanto à confiança na presidente, praticamente não houve mudança em relação ao levantamento anterior: 77% dizem confiar e 22% não confiam em Dilma.
 E uma notícia de Jatene vaiado e saindo corrido  de Rondon. Quem conta é a blogueira Franssinete Florenzano:
A prefeita, o juiz e o delegado

Rondon do Pará viveu hoje um dia atípico. A cidade parou de manhã para acompanhar o julgamento, pelo Pleno do TJE-PA, da queixa-crime proposta pela prefeita do município, Shirley Cristina de Barros Malcher (PSDB), contra o juiz da Comarca, Gabriel Costa Ribeiro.

A prefeita acusou o magistrado de calúnia e de difamação por ter destacado, sentenciando Mandado de Segurança, trechos da petição inicial que ela considera atingir sua honra.

Os magistrados rejeitaram a ação, à unanimidade. O relator, desembargador João Maroja, ressaltou que “não emerge dos autos qual razão explicaria a alegada má fé do juiz da Comarca que, até onde se percebe, agiu apenas no exercício de seu munus”. Observou que “avulta-se a ausência de dolo na mera transcrição de trechos da petição inicial, que como o próprio acusado esclarece, é uma questão de estilo, e até mais do que isso, é um procedimento de segurança, a fim de tornar evidentes as razões de cada parte litigante”. E concluiu estar “convencido de que o juiz Gabriel Costa Ribeiro não cometeu os delitos que lhe são imputados; que, ao contrário, no mais lídimo exercício da atividade jurisdicional, apenas narrou as pretensões das partes de acordo com as alegações delas mesmas; e que determinou a comunicação à Polícia Federal para apuração de eventuais irregularidades na gestão da querelante por estrito dever de ofício”.

A população festejou a decisão do TJE-PA com muitos fogos de artifício. À tarde, por volta das 15 horas, o governador Simão Jatene(PSDB) chegou com grande comitiva no município, a fim de participar do grande comício da prefeita recandidata, que vinha sendo anunciado para esta noite, na Praça da Paz, no centro da cidade, com início às 19 horas.

Jatene e a prefeita desfilaram em carro aberto em Rondon. Mas a carreata recebeu tantas vaias que o governador não ficou para o comício. Foi embora por volta das 17:30h.

Dica para o governador: tanto desagrado da população é por conta da prefeita ter, por motivos políticos e com o aval do governo do Estado, conseguido tirar o competente delegado de polícia de Rondon do Pará, que vinha fazendo um eficaz trabalho em parceria com o juiz da Comarca, Gabriel Costa Ribeiro, um dos mais honrados e dedicados magistrados do Pará. Os munícipes, que sentem na carne os ataques da bandidagem, sabem reconhecer quem faz um bom trabalho. Simples assim.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governo Jatene atravanca obras do BRT e negociação no Banpará. Minha solidariedade aos trabalhadores em greve!

Minha solidariedade a todos os trabalhadores em greve no Pará: servidores da Cohab, Detran. UEPA e os bancários do Banpará. 

Governo Jatene mostra sua verdadeira face na hora de negociar com os trabalhadores. No Banpará, impede que a diretoria dê um reajuste a uma proposta que faça suspender a greve que já dura 22 dias 

E na área de segurança pública, além de cancelar o concurso da polícia civil, agora faz  baixar uma resolução do Conselho de Segurança Pública para que atue em manifestações e protestos. 
 
Hoje, na ALEPA (Assembleia Legislativa do Pará) foi aprovada sessão especial, a meu pedido, para apreciar esse projeto de resolução que afronta a democracia e a livre expressão.

O jeito tucano de ser e de governar também mostra sua face truculenta na hora de impedir a continuidade do BRT, colocfando d enovo a adutora da Cosanpa no caminho, como um entrave.
 
 O que é isso, Jatene? Zenaldo não sobe com esse tipo de empurrão!

Bom tarde e deixo com vocês o comentário do Guilherme no post No Acará, PT vai derrotando 46 anos de poder. PSDB ameça incendiar prédios públicos e a residência da candidata do PT:

Promovido pela CUT.Pa, ato conjunto bancários e correios na semana passada
 
Guilherme disse...
Banpará não apresenta proposta e negociação deve continuar amanhã

Banpará não apresenta proposta para encerrar a greve e negociação deve continuar nessa terça (25)A reunião de negociação entre o Sindicato dos Bancários do Pará, a Contraf-CUT, a Fetec Centro Norte e a Afbepa com o Banpará realizada nesta segunda-feira (24) durou o dia todo, mas sem apresentação de uma proposta do banco capaz de encerrar a greve do funcionalismo que hoje chegou ao seu 21º dia de forte paralisação em todo o Estado. No início da noite a reunião foi suspensa com possibilidade de ser retomada amanhã (25).

“Infelizmente, mais uma vez não tivemos avanços nas negociações com o Banpará. Aguardamos uma posição do banco para retomar a mesa com as entidades representativas dos trabalhadores amanhã. Orientamos o funcionalismo a seguir fortalecendo a greve por tempo indeterminado em todo Pará como forma de pressionar o banco a apresentar uma proposta digna à categoria”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

TODOS À ASSEMBLEIA DESSA TERÇA-FEIRA (25)

O Sindicato convoca todos os bancários e bancárias do Banpará para a assembleia geral específica que será realizada nesta terça-feira, 25 de setembro, às 17 horas, na sede da entidade (Rua 28 de setembro nº 1210, entre Doca e Quintino, Reduto, Belém-PA), para avaliar a proposta do banco.

Compareça, chame seus colegas de banco, a participação de todos e todas será fundamental nessa assembleia.

As principais reivindicações do funcionalismo do Banpará são:

. Piso do DIEESE (R$ 2.416,38) com reflexo no PCS, respeitando o percentual de 5% entre os níveis;
. PLR linear para todos;
. PCS não vinculado às metas;
. Promoção para todos no PCS na data base;
. Aumento de comissão para todos, inclusive caixas, coordenadores de caixa e coordenadores de PABs;
. Valorização dos funcionários do SAC;
. FIM do assédio moral;
. Placas sobre pausa de 10 minutos e ginástica laboral

domingo, 23 de setembro de 2012

No Acará, PT vai derrotando 46 anos de poder. PSDB ameça incendiar prédios públicos e a residência da candidata do PT

Confirmando nossa estratégia e aposta, no Acará a candidata Dilvanda (PT) saindo de trás, atropelou os adversários e hoje é a favorita nas eleições. Com essa arrancada, o PT está derrotando 2 históricos grupos que, juntos, somam 46 anos no poder! PSDB deve perder o único governo no Vale do Acará sob seu comando, como anunciei em meu twitter! 

Como não sabe o que é democracia, o PSDB responde com ameaças, violência e baixarias. Estão ameaçando incendiar os prédios públicos e a residência do Dep. Beto Faro se Dilvanda(PT) vencer no Acara! 

Em Mãe do Rio, Badel (PT) líder das pesquisas vem sofrendo ameaças de morte.

Em Bragança, o candidato do PT, Padre Nélson, abriu 20 pontos de vantagem sore seu adversário.

A onda vermelha toma conta do país. E hoje tem carreata em Belém com nosso candidato do PT, Alfredo Costa. Vamos lá, PT! Muito bom domingo!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Governo Jatene passa por cima do MPF e não coloca em funcionamento o Terminal Hidroviário de Miramar

Participei hoje pela manhã de Audiência Pública na Câmara Municipal de Belém, para tratar sobre o impasse do terminal Hidroviário de Belém. Na oportunidade,recebi do Procurador da República, Alan Rogério Mansur Silva, documento de recomendações que o procurador deu ao Governo Jatene para que coloque em funcionamento o Terminal Hidroviário de Miramar. A recomendação é de 28 de maio deste ano.  (Clique nas imagens para ler o documento). 

Solenemente, o governo Jatene passa por cima das recomendações do MPF-Pa. Em breve na ALEPA - Assembleia Legislativa do Pará farei debate sobre o assunto. 

Aproveito para me solidarizar com a greve dos bancários e correios. Torço para que a greve seja rápida e traga bons frutos em termos de salário e melhopres condições de trabalho. 

Boa quinta-feira!





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Em Cametá, Bolsa Família não vai para os pobres e sim para o bolso de familiares de Waldoli Valente e Pompeu, prefeito e vice. Pedi ao MPF que investigue a fraude

Já havia denunciado em meu blog: Saiba do que acontece em Cametá. Mais uma do PSDB: familiares do verador Fernando Camarinha do PSDB recebem Bolsa Família em Cametá. O vereador Camarinha apóia Pompeu para Prefeito! Enquanto Bolsa Família vai pra quem não precisa, como é o caso do Pompeu, na cidade de Cametá pobres aguardam há 7 anos pelo beneficio. O governo do Pompeu cadastrou familiares de secretaria no Bolsa Família. 

E no dia 17 dei entrada na ALEPA - Assembleia Legislativa do Pará em moção solicitando que o Ministério Público Federal investigue a denúncia escancarada no Liberal de 16.set.12 que em Cametá a Bolsa Família não vai para os pobres. E que estariam envolvidos secretários e familiares do governo de Waldoli Valente e Pompeu, prefeito e vice-prefeito de Cametá. Também estaria envolvido o vereador Fernando Camarinha, do PSDB.

Clique nas imagens abaixo para ler a moção.




Bolsa Trabalho foi criado pelo governo do PT, ajudou 20 mil jovens e foi abandonado pelo PSDB. Alfredo vai criar o Bolsa Trabalho em Belém.

 Bom dia e assista a gravação que fiz para o programa do PT denunciando que o PSDB abandonou o programa Bolsa Trabalho, que foi criado pelo governo do PT da companheira Ana Júlia e tocado no governo pela companheira Ivanise que aagora é candidata a vereadora. 
 O programa Bolsa Trabalho beneficiou mais de 20 mil jovens com emprego e renda. Alfredo vai implantar o Bolsa Trabalho em Belém. E deixo uma pergunta: se o PSDB abandonou tão importante programa social, como ainda ousa querer governar Belém com Zenaldo candidato?



E em meu twitter, tenho comentado sobre o ataque brutal e mentiroso feito a Lula/Dilma e PT pela revista Veja, PIG. É um massacre:
  • A Veja acusou a família de Lula de ter contas no exterior. Nunca provou e ficou por isso mesmo! Até quando?
  • A Veja acusou o PT de ter recebido dinheiro das FARC. Nunca provou e ficou por isso mesmo! Até quando?
  •  A Veja acusou o PT de ter recebido dinheiro de Cuba. Nunca provou e ficou por isso mesmo! Até quando?

  • O PIG e a oposição sem propósito continuam mais perdidos que cachorro em dia de mudança! Ataque a Lula.

Leitor entra no blog e comenta no post Lula deve ser condenado pelos milhões de empregos e mais PROUNI, Minha casa Minha Vida, Luz para Todos, PAC...

Anônimo disse...

Meu caro Deputado,

Não basta apenas a militância fazer corpo a corpo e votar com consciência. É preciso que a Presidenta Dilma começe IMEDIATAMENTE começar a cortar os recursos que mantém esta mídia golpista. Ela tem que entender que não adiante tentar fazer a política da boa vizinhança com a mídia. O golpe está quase chegando. E, se ela começar a cortar as verbas para a globo, editora abril,revista veja,jornais, veremos que o cenário vai mudar rapidinho, pois no momento em que o dinheiro começar a faltar, a história será outra. Outra coisa, é necessário que os Presidentes dos Diretórios do PT, começem a fazer a defesa do Lula. Por enquanto, pelo menos aqui no Pará tudo está muito parado. A mídia golpista está deitando e rolando. Precisamos gritar, através de comícios, encontros, caminhadas que o Supremo está fazendo um julgamento totalmente errado. A população precisa saber quem é Joaquim Barbosa, Fux, Rosa Weber, e o Gurgel e o que estão tentando fazer com o Lula. Precisamos acordar.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lula deve ser condenado pelos milhões de empregos criados e mais PROUNI, Minha casa Minha Vida, Luz para todos, PAC...

É brutal e desonesto o ataque que o PIG e a oposição têm feito ao PT, a Lula, a Dilma. Em meu twitter, disse ontem:
  • LULA deve ser condenado pelos milhões de empregos criados no seu governo.
  • LULA deve ser condenado por ter tirado mais de 40 milhões de pessoas da miséria. 
  • LULA deve ser condenado por ter criado O LUZ PARA TODOS que tirou milhões da escuridão.
  • LULA deve ser condenado por ter criado o PROUNI e permitido que filhos de famílias pobres se formem em faculdades particulares
  • Lula deve ser condenado por ter criado o Minha Casa, Minha Vida

  • Lula deve ser condenado por ter criado o PAC: portos, aeroportos, ferrovias e rodovias.
  • É por tudo isso que o PT/Lula/Dilma sofrem perseguição implacável e baixa, desonesta. Mesmo sob intenso ataque, o PT disputa firme a eleição municipal em todo o país e aqui no Pará, em aproximadamente 50 municípios, nosso PT tem chances reais de eleger prefeitos e prefeitas.
  • Começa hoje a greve dos bancários. Banqueiros ofereceram uma proposta de apenas 6% de reajuste, menos de 0,7% de aumento real. 
  •  Leia a nota oficial do PT Nacional, publicada ontem 17/setembro:
 Comissão do PT esteve reunida nesta segunda-feira (17)

A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida no dia 17 de setembro, avaliou a conjuntura internacional e nacional, em especial a situação eleitoral, aprovando ao final a seguinte nota:

1.O PT apóia as medidas adotadas pela presidenta Dilma e pelo governo brasileiro, em defesa da economia popular e dos interesses nacionais. Estas medidas –entre as quais se destaca a redução da taxa de juros e das tarifas de energia elétrica— já se demonstraram essenciais para proteger o Brasil dos impactos da crise internacional, que continua se agravando.

2.A vitória do PT nas eleições municipais de 2012 deve ser vista nesta mesma perspectiva: trata-se de fortalecer nosso projeto nacional, de um Brasil soberano, politicamente democrático e socialmente justo.

3.Tendo isto em vista, a Comissão Executiva Nacional do PT convoca a militância petista, nossos filiados e filiadas, nossos simpatizantes e eleitores, nossos parlamentares e governantes, para uma batalha do tamanho do Brasil: em cada cidade, pequena, média ou grande, trata-se de obter grandes votações, elegendo vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas. E fazendo a defesa de nosso Partido, do ex Presidente Lula, de nossos mandatos e lideranças, bem como do legado dos nossos governos,  que melhoraram as condições de vida e fortaleceram a dignidade do povo brasileiro.

4.A mobilização geral de nossa força militante é a condição fundamental para nosso sucesso nos dias 7 e 28 de outubro. Pois é a militância consciente quem desfaz as mentiras, demarca o campo, afirma nosso projeto, reúne nossas bases e alianças, construindo vitórias não apenas eleitorais mas também políticas.

5.Em cada bairro, em cada escola, em cada empresa, em cada movimento social, nas redes sociais, a militância petista - com nossa estrela e bandeiras - está chamada a mais uma vez cumprir seu papel histórico, de arquiteta e alicerce das grandes mudanças no Brasil.


São Paulo, 17 de setembro de 2012
Comissão Executiva Nacional do PT

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PIG e oposição apavorados com as altas taxas de aprovação da Dilma, mais a curva crescente de todas as candidaturas petistas no país.

  • Como disse em meu twitter, nesta semana petistas  precisam tomar muito sal de fruta para suportar a CHUVA ÁCIDA. PIG (Partido da Imprensa Golpista) e a oposição sem propósito vêm com tudo e o propósito inconfessável dos ataques desta semana miram em reduzir as conquistas do PT nas eleições.
  • Não é pra menos: é que apavora a oposição e PIG a curva ascendente das candidaturas petistas por todo o Brasil, isso somado às altas taxas de aprovação de Dilma.
  • Uma boa semana e não deixe de ler o artigo abaixo sobre as razões por que querem tanto atingir o PT de amorte. É um artigo assinado por Leonardo Boff:

Manter viva a causa do PT : para além do “Mensalão”


Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do “Mensalão”. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis.

Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em que este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático.

Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos. Eles estão inaugurando um novo tempo que obrigará todas as forças sociais a se reformularem e também a mudarem seus hábitos políticos.

Por que muitos resistem e tentam ferir letalmente o PT? Há muitas razões. Ressalto apenas duas decisivas.

A primeira tem a ver com uma questão de classe social. Sabidamente temos elites econômicas e intelectuais das mais atrasadas do mundo, como soia repetir Darcy Ribeiro. Estão mais interessadas em defender privilégios do que garantir direitos para todos. Elas nunca se reconciliaram com o povo. Como escreveu o historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma no Brasil 1965,14) elas “negaram seus direitos, arrasaram sua vida e logo que o viram crescer, lhe negaram, pouco a pouco, a sua aprovação, conspiraram para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continuam achando que lhe pertence”.

Ora, o PT e Lula vem desta periferia. Chegaram democraticamente ao centro do poder. Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas, amargurados por sucessivas derrotas como se nota nestes dias, a propósito de uma entrevista montada de Veja contra Lula. Estes grupos se propõem apear o PT do poder e liquidar com seus líderes.

A segunda razão está em seu arraigado conservadorismo. Não quererem mudar, nem se ajustar ao novo tempo. Internalizaram a dialética do senhor e do servo. Saudosistas, preferem se alinhar de forma agregada e subalterna, como servos, ao senhor que hegemoniza a atual fase planetária: os USA e seus aliados, hoje todos em crise de degeneração. Difamaram a coragem de um Presidente que mostrou a autoestima e a autonomia do país, decisivo para o futuro ecológico e econômico do mundo, orgulhoso de seu ensaio civilizatório racialmente ecumênico e pacífico. Querem um Brasil menor do que eles para continuarem a ter vantagens.

Por fim, temos esperança. Segundo Ignace Sachs, o Brasil, na esteira das políticas republicanas inauguradas pelo do PT e que devem ser ainda aprofundadas, pode ser a Terra da Boa Esperança, quer dizer, uma pequena antecipação do que poderá ser a Terra revitalizada, baixada da cruz e ressuscitada.

Muitos jovens empresários, com outra cabeça, não se deixam mais iludir pela macroeconomia neoliberal globalizada. Procuram seguir o novo caminho aberto pelo PT e pelos aliados de causa. Querem produzir autonomamente para o mercado interno, abastecendo os milhões de brasileiros que buscam um consumo necessário, suficiente e responsável e assim poderem viver um desafogo com dignidade e decência.

Essa utopia mínima é factível. O PT se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.


*Leonardo Boff é teólogo, filósofo, escritor e dr.h.causa em politica pela Universidade de Turim por solicitação de Norberto Bobbio.