Que Zenaldo faça uma boa administração ao povo de Belém! PT é o maior vencedor destas eleições

Como adiantei em meu twitter, reconheço a vitória do Deputado Zenaldo a prefeito de Belém. Parabenizo-o e faço votos de que realize uma administração bem sucedida pelo povo de Belém! E parabenizo também o companheiro Edmilson Rodrigues, que foi bravo e representou muito bem a todos os que sonham e lutam por uma Belém democrática e justa! Obrigado, camarada!

Nacionalmente, o  PT é o grande vencedor destas eleições, como aanalisa o jornalista Fernando Rodrigues, da Folha. E quem assistiu a Globo ontem e hoje, fica impressionado com o esforço dos comentaristas da Globo, para minimizar a vitoria do PT e de Haddad em São Paulo!

Já na nossa região, aqui na região Norte, o PT tem um enorme desafio nas eleições de 2014. Só venceu em Rio Branco, no Acre, numa eleição disputada voto a voto. E PSDB fica à frente de Manaus e Belém. Mas no geral, o PSDB perde substância e musculatura no Sul/Sudeste e permanece minúsculo no Nordeste.

Em nosso estado, aqui no Pará, o pífio desempenho na capital, foi compensado por 23 vitórias no interior! Somos o 3º partido no Pará.

Parabéns à militância petista que se engajou na campanha de Edmilson e parabéns à população de São Paulo que elegeu Fernando Haddad. Parabéns  à militância do PT em SP, aos partidos aliados, ao nosso presidente Lula e à presidenta Dilma! São Paulo é o maior trunfo do PT nestas eleições.

Um bom Recírio, boa semana e fiquem com a análise de Fernando Rodrigues, publicada no Blog do Miro.
Fernando Haddad e Lula.

Quem venceu as eleições municipais?

Descontada suas posições políticas contrárias às forças de esquerda, o jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, costuma produzir boas análises sobre os resultados eleitorais. Sobre o pleito encerrado neste domingo, ele chegou à conclusão de que o PT foi o “partido que mais venceu disputas no grupo das 85 maiores cidades do país – o ‘G85’, que reúne as 26 capitais e as 59 cidades do interior com mais de 200 mil eleitores. Ao todo, petistas elegeram 16 prefeitos nessas cidades. Tucanos, 15. O PSB elegeu 11 e o PMDB, 10”.

Ele aponta duas marcas destas eleições. A primeira é que mais legendas protagonizaram as disputas nas metrópoles. “Como em 2008, mais partidos elegeram prefeitos no G85. Na última eleição só 11 siglas conseguiram ter prefeitos no grupo dos grandes municípios. Desta vez, foram 16”.  A outra, uma novidade, foi o crescimento do PSB, presidido por Eduardo Campos, governador de Pernambuco. “Entre as grandes legendas, esta foi a que mais cresceu: fez 6 prefeitos a mais que em 2008 (passou de 5 para 11 eleitos)”.

Já o PSDB teve pequeno crescimento, de 13 para 15 prefeitos; o PT diminuiu de 22 para 16; e o PMDB caiu de 19 para 10. Fernando Rodrigues, porém, não dá o devido destaque para a vitória de Fernando Haddad em São Paulo, a mais importante do país. Essa é a joia da coroa destas eleições. Tanto que o PT é a sigla que governará mais brasileiros. O próprio colunista da Folha reconhece esta vantagem. “Quando considerados os eleitores do G85 que os partidos governarão a partir de 2013, o PT está na frente”.

 “Os municípios em que o PT venceu concentram 15.205.854 eleitores (10,8% do total brasileiro e 29,8% das 85 grandes cidades). Esse número é 2,3 vezes maior do que a quantidade de eleitores registrados nas localidades em que o PSDB ganhou: 6.398.000 eleitores (4,5% do total nacional e 12,5% das maiores localidades). Os tucanos também ficaram atrás de PSB, que governará 7.731.426 eleitores do G-85, e do PMDB, que ficará com 7.391.104 eleitores”. Ou seja: o PT foi o grande vitorioso destas eleições. Não dá para esconder!

Comentários

Anônimo disse…
pelo o que me consta quem estava disputando a prefeitura de Belém era o PSOL e não o PT, aliás, grande parte do PSOL foi contra o PT na campanha como "persona non grata"...não confundir PT e PSOL ou seria uma crise de identidade dos partidos???