Bolsa Escola foi ultrapassado pelo Bolsa Família, porque este atinge mais famílias. E leia a entrevista com Ivanise, do Bolsa Trabalho!

Boa segunda-feira e boa semana. Na próxima quarta-feira, faz 30 dias da minha operação e serei avaliado pelo dr. Ricardo Rocha. Banpará entra na segunda semana em greve sem que a direção do banco ou o governo Jatene se mexam para tentar solucionar o impasse.

A seguir, minhas tuitadas de ontem e também a entrevista com a companheira Ivanise Gasparim, nº 13130, ela que é a idealizadora do Bolsa Trabalho, programa de muito sucesso do governo do PT em nosso Estado e que agora se propõe a reediatr o programa de muito êxito aqui na nossa cidade de Belém.

As tuitadas:
  • A ausência de projetos inovadores de políticas sociais na eleição a Prefeito de Belém.
  • O Bolsa Escola foi ultrapassado pelo Bolsa Família, por ser mais abrangente e possível de universalização.
  • Políticas Sociais de transferência de renda cobertas integralmente pelo Governo Federal de Dilma(PT): Bolsa Família, Brasil Carinhoso...
  • As políticas sociais devem ser possíveis de universalização, evitando privilegiar alguns guetos de "eleitos".
  • Esporte e Lazer desenvolve laços sociais/comunitários e formação cidadã abrangente: são outras possibilidades.
  • PT sofre massacre midiático há mais de 30 dias, mas permanece forte disputando em vantagem nas 200 maiores cidades brasileiras.

  • Empate em pesquisa entre João Salame(PPS) e Tião Miranda(PTB) esquenta eleição em Marabá. PT na vice de Salame. 

  A entrevista com Ivanise, 13.130

 Ivanise: Bolsa Trabalho Municipal vai beneficiar jovens de 18 a 29 anos desempregados


Ivanise Gas­parim é uma mulher vibrante, que construiu em sua recente história política uma marca forte: a implantação do Programa Bolsa Trabalho no Pará. Foram mais de 60 mil jo­vens atendidos pelo Programa, que foram capacitados e colocados no mercado de trabalho. Uma iniciativa de sucesso, que até hoje proporciona a qualificação profissional da nossa juventude.

Assim como muitos belenenses, Ivanise percebeu que a capital paraense precisa ser cuida­da com carinho. Motivada, ela está disposta a trabalhar pela melhoria da nossa cidade, ouvindo os anseios da população." Não podemos ficar parados, assistindo nossa linda Belém es­tagnada, sem desenvolvimento. Este é o momento. Um novo rumo para Belém."

Formada em Direito, Ivanise trabalhou como assessora sindical e gestora pública, mas sempre teve destaque como militante política. No PT-Pará, é membro do Diretório Estadual e participa da tendência interna AS (Articulação Socialista), que tem como principais lideranças o deputado federal Beto Faro e o deputado estadual Carlos Bordalo. Em Belém, foi Diretora Geral e Secretária Municipal de Economia (Secon) no Governo do PT durante sete anos. 

Em Brasília, participou  do Governo Lula onde trabalhou na Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Pará, foi Secretária Estadual de Trabalho, Emprego e Renda no Governo do PT quando criou e implantou  o Programa Bolsa Trabalho, voltado para a qualificação e inserção dos jovens paraenses no mercado de trabalho.

Trabalho, emprego e renda: pontapé para um futuro promissor

Ivanise Gasparim teve a preocupação de gerar ocupação e renda para os jovens paraenses. Assim, lançou e coordenou o Bolsa-Trabalho, programa que atingiu 60.000 jovens, colocando 20.000 no mercado de trabalho com a carteira assina­da. Pela grandeza e alcance do Programa, recebeu o Prêmio Práticas Inovadoras de Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (concorrendo com 600 projetos de todo o Brasil), além de ter sido considerado pelo Banco Mundial como o maior programa de qualificação de jovens em execução na América Latina. Na Secretaria de Economia de Belém fez um ótimo trabalho na implementação do Banco do Povo, além das revitalizações do Ver-o- Peso, Mercado de São Braz, Mercado da Pedreira, projeto e início da revitalização da Feira da 25 (1ª etapa pronta).
===

Blog Bordalo - Como vai funcionar o Bolsa Trabalho Municipal? E terá que abrangência, quem pode participar, quais os critérios?
Ivanise - O Bolsa Trabalho Municipal vai beneficiar jovens de 18 a 29 anos que estejam desempregados e ociosos, de baixa renda que serão selecionados para fazer um curso de qualificaçao profissional de acordo com a necessidade das empresas locais. Serão ofertadas 1000 vagas por ano. Os jovens serão selecionados nos bairros e ilhas.

Blog Bordalo - Por que o Bolsa Trabalho é importante?
Ivanise -- É importante para dar uma oportunidade de qualificação profissional para os jovens desempregados. E dá oportunidades iguais a todos os jovens. É um programa indispensável.

Blog Bordalo  - Que outras propostas apresentas para o povo de Belém?
Ivanise -  Na área da Saúde vou trabalhar para a retomada do Programa Família Saudável. É necessário a construção de mais Pronto Socorros para diminuir as filas nos hospitais. Vamos lutar por essa causa e também pela melhoria do atendimento médico e das condições de trabalho dos servidores. Nosso projeto também visa fortalecer os movimentos sociais, destacando as demandas da sociedade na Câmara Municipal. 

Também vou propor a construção de espaços de lazer nos bairros que estão sem esse tipo de alternativa, assim como a revitalização de espaços de convivência. Na educação, a falta de creches ainda assusta muita gente. Em Belém esse é um problema visível. A capital paraense sofre com o número reduzido de vagas nas creches municipais. A construção de creches é fundamental para o bem-estar de muitas crianças, garantindo a tranquilidade das mães. Com relação ao saneamento básico, nossa cidade sofre com os precários serviços de abastecimento de água potável e limpeza urbana. Temos que tratar a questão dos esgotos a céu aberto, que são o retrato da incompetência dos últimos anos de gestão do governo municipal, que não foi capaz de captar os fartos recursos que o Governo Federal dispõe para investimentos nessa área. Não podemos mais perder tempo e nem a oportunidade de mudar esse quadro.

Comentários