Vídeo mostra sexo entre adolescente e presos da Heleno Fragoso. De novo?

A notícia está no Diário On line de ontem e a Susipe contesta a informação. Mas há um vídeo mostrando uma adolescente fazendo sexo com vários detentos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso. 

Sendo ou não verdadeiro o vídeo, o certo é que o governo Jatene já deveria ter adotado providências cabíveis de enfrentamento à exploração sexual de meninas, inclusive algumas medidas apontadas pela deputada federal (PT-DF), Érika Kokay, quando aqui esteve, em 26 de setembro/11 e vistoriou a Heleno Fragoso, na condição de presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. 

Além da deputada Érika Kokay, compuseram a comissão o depuyado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) e a deputada federal Janete Pietá (PT-SP).

Para Érika Kokay, há no mínimo três pontos centrais nas violações a meninas e mulheres na Colônia Heleno Fragoso: 
  •  desbaratar a rede de exploração sexual que parece estar formada; 
  • implementar urgentemente um plano de enfrentamento à exploração sexual; 
  • investir de forma qualificada no sistema prisional e de segurança pública. 
    Naquele 26 de setembro, a deputada Érika Kokay declarou e eu assino embaixo da declaração atualizadíssima, diante do fato novo, recorrente: “Não é razoável o secretário de Segurança [Luiz Fernandes Rocha] tentar justificar a fragilidade da proteção com o fato da colônia ser um sistema semi-aberto. Afinal não um balneário. Muito menos aceitável que ele diga que há um plano do governo anterior que não foi implementado porque não lhe parece adequado, mas no entanto também não elaborou outro melhor, e que talvez em dezembro o estado tenha um”.  
Indago: existe um plano que deveria estar pronto em dezembro, ou ficou no vazio? O que diz o secretário de segurança pública? E o governador?


Acompanhe a notícia no DOL:

Menos de seis meses depois de ser denunciado um esquema de aliciamento de adolescentes dentro da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, na Região Metropolitana de Belém, vêm à tona novas denúncias de abusos sexuais envolvendo menores de idade.

Desta vez, a denúncia foi feita através de um vídeo, que teria sido encontrado pela polícia durante a revista rotineira das celas.

As imagens, obtidas com exclusividade pela RBA TV, mostram uma garota, que teria 15 anos, mantendo relações sexuais com pelo menos 10 homens. Segundo a denúncia, eles seriam detentos da Colônia Heleno Fragoso.

A orgia teria acontecido durante o horário de visitas, sem que nenhum agente penitenciário atrapalhasse a ação. Um após o outro, os supostos detentos teriam abusado da jovem sem sequer usar preservativos.

O que mais chama a atenção nas imagens é o fato de que a garota, em nenhum momento, demonstra querer sair do local. No final do vídeo, é possível ouvir uma voz de mulher que repreende os detentos, mas nada faz para impedi-los.

Em entrevista ao DOL, o Superintendente do Sistema Penal do Pará, André Luiz de Almeida e Cunha, contestou a autenticidade do vídeo. Ele destacou que não há indicações de que o vídeo tenha sido feito dentro da colônia penal, nem que a garota mostrada nas imagens é menor ou que os homens sejam detentos. Ele informou ainda que vai solicitar as imagens obtidas pela RBA e exibi-las aos agentes penitenciários, no intuito de identificar se as pessoas que aparecem no vídeo são detentos ou não, e se o local filmado é realmente a Heleno Fragoso.

HISTÓRICO

Em setembro do ano passado, uma adolescente teria sido abusada pelos detentos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso durante quatro dias seguidos. Ela conseguiu fugir e foi levada por policiais militares até o Conselho Tutelar em Belém.

A CPI da Assembleia Legislativa do Pará que investiga o tráfico humano ouviu o depoimento da jovem, encaminhada a um programa de proteção a testemunhas. Um inquérito foi aberto pelo Ministério Público Federal e os diretores do presídio, o superintendente do sistema penal e 17 agentes penitenciários foram exonerados. (Henrique Miranda/DOL).

Leia também:
- Governo Jatene não toma providências cabíveis e abusos sexuais continuam na colônia penal Heleno Fragoso

(Foto: arquivo Agência Pará. Deputados na Colônia Heleno Fragoso em 26/set/11)

Comentários

Anônimo disse…
ai vem uma perguntinha o que essa menor estava fazendo dentro da colônia penal? será que ela queria vender bombons igual aquelas pessoas fazem em ônibus? a realidade é que os presos como o nome diz estão presos e ela adentrou no carcere deles pra fazer aquilo mesmo!agora a mídia diz que é uma menor, onde estão os pais dessa garota que não sabe onde sua filha de menor anda!!!falta vergonha na cara desses pais,do governo que não fiscaliza que tem uma menor no presidio,será que ai entra qualquer um? se entra então deve sair também qualquer presidiário com a mesma facilidade que o sistema deixa entrar!!!!!!!!
Anônimo disse…
E aí, deputado: o crime aconteceu no governo de vocês, via Ana Júlia. E agora, mantens todas as acusações feitas pensando que tratava-se de um problema do governo tucano do Jatene? Pimenta no dos outros é refresco ....

PS: Não vais comentar nada da bomba que explodiu no colo da Ana Júlia. Cadê os 77 milhões de reais dos empréstimos prestados contas em duplicidade? A denúncia tá na mídia nacional.