Intervenção na Líbia, discurso de Lula na Frente Ampla e entrevista de Amorim à BBC

Publico abaixo a nota do PT Nacional sobre a intervenção da OTAN, EUA e União Européia na Líbia, usando maleficamente uma resolução bem intencionada da ONU, que queria proteger os civis:

"O Partido dos Trabalhadores manifesta seu repúdio e condenação aos ataques militares estrangeiros que estão sendo perpretados contra o território líbio, considerando-os uma verdadeira afronta aos princípios da soberania nacional e da autodeterminação dos povos.

Tais ataques, supostamente respaldados pela resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU -- que não contou com o apoio do Brasil --, só poderão resultar em mais perdas de vidas e mais destruição naquele Estado.

A garantia dos Direitos Humanos é fundamental, mas não pode servir de pretexto para o uso da força militar e para ações intervencionistas, que tendem a tornar ainda mais penosas as condições de vida das populações locais.

O PT soma-se assim aos que exigem a interrupção imediata da intervenção armada na Líbia, e reitera seu apoio às iniciativas que visam construir uma saída política pacífica e negociada para o conflito ali instalado.

O PT expressa ainda sua solidariedade ao povo líbio, convicto de que somente a ele deve caber o direito de decidir autonomamente sobre o futuro político daquele país.

Rui Falcão Presidente Nacional (em exercício) do PT

Iole Ilíada Secretária de Relações Internacionais do PT"

Também recomendo que todos e todas leiam o discurso do ex-presidente Lula no Congresso da Frente Ampla, partido de esquerda que governa o Uruguai, onde disse "O século XXI tem tudo para ser o século da afirmação definitiva da América do Sul. Daquela América do Sul com que sonharam nossos próceres e pela qual deram suas vidas.Uma comunidade de países soberanos, justos e desenvolvidos".

Além desse, imperdível está a entrevista do ex-chanceler do Brasil, Celso Amorim, para a BBC de Londres. Para ele "os EUA continuam imbuídos daquela visão de hemisfério. Traduzido em bom português, hemisfério, no fundo, é o quintal (e no quintal você tem que tratar todos mais ou menos igual)". E lamento "o fato de ele [Obama]não entender que o Brasil tem hoje um trânsito internacional mundial".

Comentários